LUGAR: diz respeito a sua compreensão enquanto expressão geográfica de singularidade,universalista objetiva.Cada lugar é a sua maneira O MUNDO,mas também cada lugar,se faz,irremediavelmente,inverso numa comunhão com o mundo,tornando-se exponencialmente diferente dos demais
Lugar é considerado tanto como um produto de uma dinâmica que é única, ou seja, resultante de características históricas e culturais intrínsecas ao seu processo de formação quanto como uma expressão da globalidade.
No Ensino Fundamental o conceito de Lugar pode ser formado /compreendido como espaço de vivência,onde estão inseridas suas necessidades existenciais,suas interações com os objetos e pessoas,suas histórias de vida.
PAISAGEM
A categoria paisagem desde a sistematização da ciência geográfica,teve vários conceitos.
(Paisagem Natural,Paisagem Construída)
Porem a questão é: para entender a paisagem há necessidade de uma análise dinâmica do seu entendimento e não simplesmente apenas descrevê-la,hoje sua análise deve ser acrescida de ralações e conjugações de elementos naturais e tecnificados,sócio-econômicos e culturais
Paisagem Natural e Exótica
Paisagem Natural e Quase Desértica
Paisagens Construídas
No entanto, a Paisagem conjuga o passado,o presente e o futuro, numa convivência de diferentes temporalidades que se faz de cada uma delas única. A paisagem é visível e material, porem o processo de sua transformação revela conflitos sócio-ambientais, portanto ela não é estática, está em constante transformação.
TERRITÓRIO
As categorias territórios e paisagem têm uma relação bastante estreita.Em sendo assim a Paisagem,pode ser definida como uma unidade visível do território.
Território pode ,assim ter uma infinidade de paisagens( cidade,estado,país)
O TERRITÓRIO configura-se como uma porção concreta do espaço geográfico,onde se revelam as diferenças de condições ambientais e de vida da população
Os estudos dos territórios têm como fundamento as relações entre os agentes sociais,políticos e econômicos interferindo na gestão do espaço.
No decorrer da história do pensamento geográfico,o território ganha diferentes tipos de abordagens:pela configuração de uma parcela do espaço geográfico identificada pela posse ( apropriação) passando pelo importante papel de dominação ou seja o território é dominado por uma comunidade ou por um estado.
Conceito de Território:
- estabelecimento de redes de informação - que permitem em tempo real (tecnologia) a disseminação de informações, rompendo com as barreiras da distância (elemento fundamental para a apreensão do território em escala individual. Há assim as perdas de fronteiras, mudam de tamanho dependendo do domínio tecnológico de um grupo ou de uma nação.
- Questionamento da volta ao indivíduo e sua escala do cotidiano ( a casa, a rua, o ambiente de trabalho) como formas de apreensão das dimensões territoriais e da capacidade de projetar a liberdade como meio de satisfação das necessidades individuais.
Nestas perspectivas o território não é apenas a configuração política de um Estado – Nação, mas sim um espaço construído pela formação social.
A abordagem Geográfica da Realidade ,ao ser abordada com base nas diferentes categorias espaciais,deve ser assinalada como um processo de construção do conhecimento geográfico:
Compreensão de como a realidade é construída,percebida e vivenciada,e não como conteúdos em si mesmos,com explicações simplistas e reducionistas.
Um abraço
adorei muito rsrs meu comentario quero ponto!!!!!cassandra
ResponderExcluir