Questões de vestibular:Geog.Geral

geo01. ( UFSC 2003 ) Observe atentamente o mapa-múndi abaixo, a respeito dos continentes, e assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
Fonte: ARAÚJO, Regina; GUIMARÃES, Raul B.; RIBEIRO, Wagner C. Construindo a geografia: uma janela para o mundo. São Paulo: Moderna, 2000. 1v. (adaptado)
0 0. A Alemanha, a França, o Reino Unido e a Itália, países desenvolvidos da Europa, continente assinalado com o número 1, dispõem de excelentes indicadores sociais quanto à taxa de urbanização e à expectativa de vida e apresentam um baixo crescimento demográfico.
1 1. A Ásia, número 2, exibe contrastes econômicos que vão desde a miséria de Bangladesh ao segundo maior Produto Interno Bruto do globo, passando pelos dois países de maior população absoluta da Terra: a China e a Índia.
2 2. A África, indicada pelo número 3, é possuidora de um quadro social marcado por conflitos étnicos e religiosos, por disputas territoriais, pela ausência de condições mínimas de higiene, com grande incidência de casos de AIDS e vírus Ebola, além da fome que dizima parte da população.
3 3. A América, número 4, do ponto de vista sócio-econômico divide-se em América Anglo-Saxônica, que reúne os dois únicos países desenvolvidos do continente, e América Latina, detentora de um grande número de países marcados pela homogeneidade no que diz respeito à sua inserção econômica no mundo.Prof Waldemar
4 4.O menos extenso dos continentes é a Oceania, na qual se destacam a Austrália e a Nova Zelândia (número 5) como dois países desenvolvidos, cujas populações desfrutam de um elevado padrão de vida.
02. ( UFS 2003 ) Observe a charge a seguir

Considerando seus conhecimentos sobre geopolítica mundial, analise as afirmações que seguem, à luz da crítica apresentada na charge.
0 0 Elaborado pela ONU, em 1947, o plano de partilha da Palestina, entre árabes e judeus, causou grande insatisfação aos povos turcos, levando-os à guerra.prof Waldemar
1 1 A força armada da Croácia impõe a paz, a qualquer custo, no território da Bósnia-Herzegovina.
  22 A repressão do governo espanhol contra ativistas bascos do Grupo ETA que reivindicam a independência.
3 3 A repressão militar dos países europeus contra os conflitos étnicos na África que disputam o poder.
4 4 A guerra entre Israel e Palestina e a forma opressiva de como o primeiro ministro vem conduzindo o
conflito

03. (UFSC 2004) O bloco formado pelos chamados países subdesenvolvidos é plural, o que significa dizer que ele não representa mais uma única realidade.
Considerando a heterogeneidade desse grupo de países, assinale a(s) proposição(ões) verdadeira(s) e as falsa(s) .

0 0 A América Latina corresponde ao conjunto de países marcados pelo fim da influência das nações industrializadas do Norte e pelo surgimento de um bloco econômico regional forte, comandado pelo Brasil, México, Argentina e Chile.
1 1 Os Novos Países Industrializados, como é o caso da Coréia do Sul e de Taiwan, integram o mundo subdesenvolvido cuja produção de bens manufaturados para a exportação rivaliza com a das potências industrializadas.
2 2 O abismo entre os países desse bloco mostra que é cada vez mais difícil associar, num mesmo grupo, nações como a Coréia do Sul, de rápido desenvolvimento econômico, e Bangladesh, onde impera a pobreza crônica.
3 3 A marginalização econômica dos países do continente africano, decorrente dos processos de colonização e de globalização, resultou no fim da sua dependência comercial e tecnológica.
4 4 Após os atos terroristas de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos e o fim da Guerra no Iraque, em março de 2003, uma Nova Ordem Mundial coloca os países subdesenvolvidos no comando das decisões político-econômicas mundiais
04. Sobre o Oriente Médio, pode-se afirmar que:
0 0 a estabilidade política em todos os países da região prende-se ao sucesso dos acordos de “Camp David”, firmados entre o Egito e Israel;
1 1 o Irã é um país aberto ao Ocidente com a morte de Khomeini;
2 2 a invasão soviética no Afeganistão em 1979 teve objetivos puramente humanitários, visando garantir a revolução capitalista que se desencadeava nesse país ainda feudal;
3 3 as constantes invasões militares de Israel no Líbano têm profunda ligação com a luta do povo Curdo pela reconquista de sua pátria;
4 4 o Golfo Pérsico tem sido a única área do Oriente Médio onde a paz tem reinado de forma absoluta.
05. Os conflitos no Oriente Médio constituem um dos mais graves problemas geopolíticos devido às disputas territoriais, religiosas e étnicas, envolvendo questões de fundo econômico. Em relação a esses conflitos, podemos afirmar:
  0 0 Em seu processo de expansão territorial, Israel anexou novas áreas como a Cisjordânia, a Faixa de Gaza e as Colinas de Golan. Antes da anexação, esses territórios eram ocupados, na sua maior parte, pelo povo palestino, o qual atualmente reivindica seu controle e vive em constante conflito com Israel.
1 1 Tunísia e Iraque, dois dos países localizados no Oriente Médio, já estiveram em guerra durante a década de 80. Atualmente, apesar das divergências políticas e religiosas, esses países vivem um processo de relativa paz.
2 2 São as divergências territoriais entre Egito e Arábia Saudita que, atualmente, colocam em risco o processo de paz no Oriente Médio.
3 3 Regionalmente, está ocorrendo a manifestação de grupos fundamentalistas, em particular da corrente xiita, a qual atua segundo os preceitos religiosos do Islamismo e defende a chamada “Guerra Santa”.
4 4 A fonte de renda que projeta internacionalmente o Oriente Médio e que origina focos de tensão política, é o petróleo, cujas jazidas mais significativas são encontradas na Mesopotâmia e na área do Golfo Pérsico.



06. (UPE 2004).
“ A China, com seus 9.536.499 km², é um dos mais importantes países da Ásia Oriental. Sobre este assunto, analise as proposições a seguir”.
0 0 A China apresenta uma razoável densidade demográfica, mas a distribuição da população pelo país é muito irregular.
1 1 Em face da sua localização geográfica, a China apresenta, dominando em todo o país, o clima de monções, caracterizado por pesados aguaceiros de inverno.
2 2 Mesmo com regime político de “partido único”, a China se defronta com movimentos separatistas, como acontece, por exemplo, na Mongólia Interior.
3 3 Um dos grandes problemas geopolíticos da China é a questão do Tibete, que foi anexado ao País no início do século XX; atualmente o governo comunista vem tentando uma aproximação com o líder religioso do Tibete, o Dalai Lama.
4 4 Nesses últimos anos, a China vem experimentando uma série de profundas reformas, como, por exemplo, a permissão de produção para o mercado e a criação das Zonas Econômicas Especiais.

07. “A Glasnost (abertura política) permitiu o afloramento de diversas questões nacionais, frutos da extrema heterogeneidade étnica e cultural da antiga URSS. A respeito da heterogeneidade interna do antigo Estado Nacional Soviético, podemos afirmar que :
0 0 A maior heterogeneidade étnica ocorre entre os eslavos, grupo minoritário em termos numéricos, mas majoritário em termos de poder político e econômico.
1 1 A grande maioria da população da antiga URSS a é de religião mulçumana, que cria constantes conflitos com as minorias cristãs e com o Estado.
2 2 Todas as repúblicas socialistas soviéticas constituíram Estados independentes
3 3 As migrações internas, principalmente de eslavos em direção ao leste e à Ásia Central, têm favorecido o fortalecimento político da Rússia, embora alguns conflitos entre os nacionalistas locais e o governo permaneçam.
4 4 As repúblicas da Ucrânia, Moldávia e Belarus contam com maioria mulçumana, o que vem ocasionando uma série de conflitos.
08. A vida econômica do Sudeste Asiático é simples, sendo o cultivo do arroz o mais importante e realizado, principalmente, nos deltas, onde os elevados rendimentos decorrem, principalmente:
0 0 Da demanda interna do produto e da elevada mecanização e qualificação da mão-de-obra.
1 1 Da ocorrência do clima monçônico e do sistema intensivo por mecanização utilizado.
2 2 Do emprego de grandes cuidados manuais e da abundante mão-de-obra.
3 3 Da fertilidade dos solos aluviais e do emprego de energia mecânica.
4 4 Do sistema conhecido por “jardinagem oriental” com pequenas propriedades exploradas com muita mão-de-obra.
09. Embora natural da Amazônia, a seringueira encontrou na Malásia condições de cultivo que permitiriam ao Sudeste Asiático tornar-se seu maior produtor mundial. Ocorre, entretanto, crise na produção de borracha natural dessa região, provocada principalmente porque:
0 0 A produção do Brasil cresceu ao ritmo do período pré-guerra a um custo mais baixo.
1 1 A borracha, ao contrário de outros produtos tropicais que foram substituídos por sintéticos, não teve seu consumo alterado.
2 2 Apesar da grande procura do produto, os seringais da Malásia estão velhos, esgotados e com baixo rendimento. Prof. Waldemar
3 3 A borracha sintética, obtida de derivados de petróleo, está sendo oferecida em melhores condições de preço.
4 4 Existe grande oferta do produto no mercado mundial, com o Ingresso da produção dos países da África equatorial.
10. Quanto ao Japão, podemos afirmar que:
0 0 A maior concentração industrial japonesa é encontrada na parte norte de seu território.
1 1 O mercado consumidor japonês apresenta elevado poder aquisitivo mas é numericamente restrito.
2 2 A exigüidade de seu território exige alta concentração de atividade agrícolas.
3 3 O desenvolvimento econômico japonês é baseado principalmente na mineração e na mão-de-obra barata.
4 4 A exportação de produtos agrícolas japoneses é importante porque permite financiar a importação de petróleo.

Gabarito:

1. VVVFV
2. FFFFV
3. FVVFF
4. FFFFF
5. VFFVV
6. VFVFV
7. FFVFF
8. FFVFV
9. FFFVF
10. FFVFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário