Sugestão de pauta pelos leitores: a guerra fria e o mundo bipolar
Conforme já via tratado, o blog é um espaço democrático, aberto a sugestões a produções de pauta e questionamentos por parte dos leitores. Por conta disso, irei publicar artigo que irá tratar sobre o período de Guerra-Fria e a questão da bipolaridade do mundo, assunto que me foi sugerido por uma aluna de uma das escolas que trabalho.
Vamos aos fatos: a Guerra-Fria foi um período que ficou conhecido por conta do confronto entre as duas superpotências, Estados Unidos e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que implementaram um processo de embate ideológico, militar e tecnológico no mundo, dividindo-o em duas grandes forças, o que ficou conhecido como bipolaridade global.
De um lado, os capitalistas, liderados pelos Estados Unidos, do outro, os socialistas liderados pelos soviéticos. Nesse período, tivemos uma grande corrida espacial e militar entre esses países. O termo Guerra-Fria faz sentido, pois as superpotências em questão nunca se enfrentaram diretamente, mas apoiando guerras locais entre os países aliados de cada grupo.
A Guerra-Fria ocorreu no período de 1945 a 1991, com a desintegração da URSS. No campo da corrida espacial, os países, implementaram uma verdadeira corrida, pois tanto os soviéticos e capitalistas (EUA) investiram pesadamente neste setor, em busca de aumentar sua influência. A URSS colocou o primeiro homem em órbita do planeta em 1961. Em 1969, os Estados Unidos conseguiram colocar o homem na Lua, como forma de expressar sua supremacia e liderança frente aos soviéticos.
No campo bélico, militar, as duas superpotências pavimentaram uma verdadeira corrida, no intuito de construir verdadeiros arsenais de guerra para impor sua força, sua influência a outros países.
Com o término da Guerra-Fria (1991), o mundo deixa de ser bipolar e passa a ser multipolar, com outras forças liderando o planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário